terça-feira, 30 de abril de 2013

DL2013: Sonho de uma noite de verão, William Shakespeare (Abril)


Sinopse: Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve, e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das amazonas. Na festa, no palácio do Duque, apresenta-se uma peça de teatro amador, escrita e encenada por trabalhadores locais. É hilariante de tão ruim a "comédia trágica", que teve ensaio naquela noite de verão, naquele bosque, habitado por fadas e duendes que têm seu Rei e sua Rainha, que disputam a guarda de um menino indiano, e por isso esta Rainha apaixona-se, naquela noite de verão, por um mortal com cabeça de burro.
Ação e movimentação, paixões e casamentos, brigas e reconciliações, equívocos e finais felizes. É um Shakespeare muito divertido e nada trágico, um "sonho" originalmente escrito para uma festa de casamento na vida real. (Fonte: Skoob)


Clássicos são clássicos, e ler Shakespeare nunca é uma perda de tempo. Então aproveitei o tema de abril do Desafio Literário (Uma ou mais das quatro estações no título) para ler mais coisas do querido Bardo.

Das leituras que fiz do autor, Sonho de Uma Noite de Verão não chega a ser a minha favorita. Lembro que ria horrores lendo A Megera Domada, por exemplo, que tem um humor um pouco mais ácido.

Apesar da confusão toda envolvendo os quatro apaixonados e as peripécias de Puck (tinha horas que eu confundia todo mundo e era uma beleza só pra me achar!), é uma leitura rápida e gostosa de se fazer, leve como uma boa comédia deve ser. Sem contar que tem o toque inconfundível de Shakespeare, sempre brincando com a metalinguagem ao colocar uma peça dentro de uma peça - e nisso, as interpretações podem ser as mais diversas.







Nenhum comentário: